Em nome do Respeito à Constituição e ao Estado Democrático de Direito
4 de novembro de 2022

A Associação de Geólogos do Rio Grande do Norte (AGERN), criada em 1979, sempre defendeu, incondicionalmente, as liberdades democráticas. Nesse sentido, a AGERN saúda o processo eleitoral, legítimo e transparente, encerrado no último domingo (30/10/2022) e saúda, também, a vitória do Presidente Lula pelo seu significado histórico em um contexto de maiores retrocessos e ameaças sociais e políticas que estariam representadas em uma possível reeleição de um projeto com nítidas inspirações neofascistas.

A AGERN defende que a ciência geológica e os seus profissionais têm significativo e fundamental papel na recuperação e fortalecimento do desenvolvimento econômico e social do país, na geração de empregos, no incentivo à educação e pesquisa científica e, especialmente, na retomada do protagonismo ambiental e na luta contra a crise climática.

Os profissionais da Geologia do RN, através de sua entidade representativa, reafirmam seu vínculo irrestrito em favor do estado democrático e, assim, repudiam as ilegais manifestações e manobras contra a liberdade e o estado de direito.

Esses atos representam tentativas desesperadas e absurdas de indivíduos que não admitem a inexorável derrota diante da escolha do povo brasileiro por um caminho de desenvolvimento, esperança, solidariedade e amor ao próximo.

Diretoria da Associação dos Geólogos do Rio Grande do Norte