SGB-CPRM participa do I GEOPOTIGUAR, no RN
28 de outubro de 2021

Encontro debateu geologia e o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Norte

Pesquisador em geociências Alan Pereira da Costa do Serviço Geológico do Brasil apresentou as contribuições do SGB para o setor mineral do RN
Pesquisador em geociências Alan Pereira da Costa do Serviço Geológico do Brasil apresentou as contribuições do SGB para o setor mineral do RN

O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) participou do I GEOPOTIGUAR, promovido pela Associação dos Geólogos do Rio Grande do Norte (AGERN) e pela Federação Brasileira de Geólogos (FEBRAGEO), em parceria com sistema CONFEA/CREA-RN/Mútua, com apoio institucional do SGB-CPRM, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), do Centro de Tecnologia Mineral do IFRN, do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA/RN), entre outras instituições.

O evento, que aconteceu durante a semana de 18 a 22 de outubro, debateu Geologia Sin-pandemia e o Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Norte e apresentou na sua programação quatro sessões temáticas envolvendo: Geofísica e Meio Ambiente, Pesquisa e Exploração Mineral, Petróleo e Gás e Gestão de Recursos Hídricos.

Na sessão temática, Pesquisa e Exploração Mineral, dia 20/10, o SGB-CPRM esteve presente através das palestras: “Contribuições do SGB-CPRM para o desenvolvimento do setor mineral no estado do Rio Grande do Norte” e “Materiais geológicos e a sociedade”, apresentadas respectivamente pelos pesquisadores em geociências Alan Pereira da Costa e Francisco Valdir da Silveira, ambos, do Núcleo de Apoio de Natal do SGB-CPRM. Vale ressaltar ainda a participação do pesquisador em geociências do SGB-CPRM e vice-presidente da AGERN, Eugênio Pacelli Dantas, no apoio e organização do evento. O evento também contou com a divulgação do vídeo institucional do SGB nos intervalos das apresentações.

O GEOPOTIGUAR ocorreu de forma mista, com momentos presenciais e virtuais, onde os participantes tiveram a oportunidade de interação via chat com realização de perguntas e comentários. Durante as palestras do SGB-CPRM ocorreram diversas perguntas e comentários, como o do Sr. Anderson Jastes que comenta na palestra do pesquisador Francisco Valdir “Excelente a palestra, perfeito o nível de comunicação com o público em geral, excelente palestra para jovens estudantes que não sabem a origem das coisas que usam”.

Além desses temas, ocorreram ainda mesas redondas sobre “A revisão do plano diretor de Natal/RN e a cidadania” com a participação de João de Deus Souto Filho (AGERN), Ana Adalgisa Dias (CREA/RN), Iracema Miranda (UFRN/Museu Câmara Cascudo) e Robério Paulino (Câmara Municipal de Natal) e sobre “O papel da Petrobrás operadora para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte” com a participação do Geólogo Guilherme Estrella (diretor da Petrobrás, E&P 2003 a 2012), Jean Paul Prates (senador da República) e geólogo Ricardo Latgé (Diretor Institucional do Clube de Engenharia/RJ).

O I GEOPOTIGUAR teve uma abrangência regional ampliada, com alcance nacional, a partir de uma estratégia inovadora, buscou alcançar de forma efetiva profissionais e instituições, produzindo um debate técnico qualificado com temáticas atuais”, avalia Orildo Lima, presidente da AGERN.

Fonte: http://cprm.gov.br/publique/Noticias/SGB-CPRM-participa-do-I-GEOPOTIGUAR%2C-no-RN-6965.html