Geólogos debatem desafios do Setor Mineral
31 de janeiro de 2020

O Fórum Estadual Mineral (FEM) aconteceu em 28 de novembro na Escola do Governo, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico em parceria com o Instituto Federal (IFRN). Geólogos, engenheiros de minas, pesquisadores e autoridades do setor tiveram a oportunidade de se reunir e aprofundar os debates acerca dos avanços que pouco a pouco vêm sendo conquistados.

O ciclo de palestras do FEM teve início com a apresentação do diretor da Agência Nacional de Mineração, Tomás de Paula, que abordou o “Novo Marco Regulatório da Mineração e as Perspectivas para o Setor”.

No painel “Panorama e Perspectivas do Setor Mineral no Rio Grande do Norte”, o Diretor técnico do IDEMA Werner Farkatt Tabosa defendeu “Os Avanços do Licenciamento Ambiental no Setor Mineral”. Em seguida, o professor Alexandre Rocha da Rocha, pesquisador do IFRN, apresentou “O Potencial Mineral no Estado do Rio Grande do Norte”.

No painel “Novas Tecnologias” teve destaque a palestra “Minerais Estratégicos da Província Borborema, do colega Francisco Valdir Silveira, pesquisador do Serviço Geológico do Brasil no Estado do RN / Núcleo de Apoio em Natal – SGB/CPRM – NANA/RN.

Já, a geóloga Maria da Guia de Lima, chefe do NANA/RN, coordenou o Painel “O papel das instituições de ensino e pesquisa no desenvolvimento do setor mineral do RN”. Na ocasião, pesquisadores da UFRN, IFRN, UERN e UFERSA fizeram suas considerações, encerrando o Fórum Estadual Mineral 2019.