A Profissão

AGERN - Associação de Geólogos do RNGeologia é o estudo da Terra, os materiais de que é feita, a estrutura destes materiais, e os processos que atuam sobre elas. Uma parte importante da geologia é o estudo de como os materiais, estruturas, processos e organismos da Terra mudaram ao longo do tempo. Esse campo também inclui o estudo de organismos que habitaram nosso planeta.

Geólogos estudam os processos de terra: Tais como deslizamentos de terra, terremotos, inundações e erupções vulcânicas. Eles trabalham para entender esses processos e, desta forma, evitar a construção de estruturas importantes onde possam ser danificadas. Também podem preparar mapas de áreas que têm inundado no passado para criar parâmetros de áreas que podem ser inundadas no futuro. Estes mapas podem ser usados ​​para orientar o desenvolvimento das comunidades e determinar onde é necessária proteção contra inundações.

Além disso, muitos profissionais estão trabalhando para aprender sobre os últimos climas da terra e como eles mudaram ao longo do tempo. Esta informação geológica é valiosa para entender como o nosso atual clima está mudando e quais serão os resultados desse processo.

Geologia como uma carreira

Geólogos podem trabalhar em uma variedade de funções. Estas incluem: empresas de recursos naturais, empresas de consultoria ambiental, agências governamentais, organizações sem fins lucrativos e universidades. Muitos geólogos fazem trabalho de campo, pelo menos parte do tempo. Outros passam os tempos em laboratórios, salas de aula ou escritórios.


Legislação Profissional

LEI No 4.076, DE 23 DE JUNHO DE 1962.

Links úteis

CREA-RN
Federação Brasileira de Geólogos

Honorários

Tabela de honorário profissional